Lançamento da Campanha AME, São José Cuida!

Paróquia de São José lança campanha solidária com a presença do Bispo de Coimbra

A Paróquia de São José, em Coimbra, lança este sábado, 6 de junho, pelas 21h00, a campanha solidária AME, São José Cuida! a favor das vítimas da covid-19. A apresentação da campanha, que irá decorrer na arcada principal da igreja de São José, será feita pelo Pároco, o Padre Jorge Silva Santos, num momento que contará igualmente com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que, na véspera do Dia da Igreja Diocesana, se quis associar ao arranque desta iniciativa.

A campanha AME, São José Cuida! surge num momento em que a atual pandemia veio expor as principais vulnerabilidades da sociedade, com o agravamento das desigualdades sociais e o crescimento da pobreza. Os pobres ficaram ainda mais pobres e surgiram novas formas de pobreza, associadas ao desemprego e à doença. Como nos disse o Papa Francisco na praça de São Pedro vazia: “Demo-nos conta de estar no mesmo barco, todos frágeis e desorientados, mas ao mesmo tempo importantes e necessários”. De facto, “Ninguém se salva sozinho”, todos somos responsáveis uns pelos outros.

O cuidado aos mais pobres e desfavorecidos constitui um dos pilares fundamentais da Igreja, numa união inseparável entre o amor a Deus e aos irmãos. Com o desejo de manifestar a sua proximidade e cuidado a todas as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a Paróquia de São José decidiu promover esta campanha solidária que apela ao compromisso, ação e oração de todos.

A campanha AME, São José Cuida! irá decorrer até 31 julho. Todas as informações da iniciativa estão disponíveis no site ame.igrejasaojose.pt. Ao longo de quase dois meses, a campanha irá articular-se em três áreas de intervenção, designadas por arcos, que remetem para a referência arquitetónica dos três arcos frontais da igreja de São José: Arco Afetivo, Arco Material e Arco Espiritual. São as letras iniciais de cada arco que dão o nome à campanha AME, A de Afetivo, M de Material e E de Espiritual.

Com o Arco Afetivo pretende-se desenvolver uma iniciativa comunitária que visa aproximar gerações e combater a solidão através da redação e entrega de 1000 cartas a pessoas idosas, residentes ou não em lares, identificadas como pessoas de maior fragilidade física, social e emocional no contexto da atual pandemia. Esta dimensão será dinamizada, em primeiro lugar, com a participação dos grupos infantis e juvenis da Paróquia, que serão os principais remetentes, tal como o grupo de escuteiros, estando, no entanto, aberta a todos os paroquianos e não paroquianos que queiram participar.

O Arco Material tem por objetivo angariar fundos para apoiar famílias vítimas da covid-19. Estas verbas serão canalizadas através do Centro de Acolhimento João Paulo II, instituição com conhecimento privilegiado das situações de carência social que se têm manifestado na cidade de Coimbra nos últimos meses. O Centro de Acolhimento João Paulo II fará o devido acompanhamento tanto das angariações como dos casos sociais a apoiar.

Já o Arco Espiritual será o âmbito da iniciativa que irá dedicar tempo de oração às vítimas da pandemia. Através do site ame.igrejasaojose.pt é possível identificar situações concretas e pedir à Paróquia uma oração específica. Estes momentos de oração são uma forma da comunidade paroquial de São José, unindo-se ao sofrimento de quem atravessa uma fase de maior vulnerabilidade, apoiar espiritualmente as vítimas da Covid-19: doentes, famílias enlutadas, desempregados ou outras situações de fragilidade. Ao mesmo tempo, a Paróquia oferece, igualmente, apoio psicológico ou emocional a quem necessitar.

Como nos diz o Papa Francisco na Encíclica Laudato si: “É urgente a construção de uma nova sociedade, capaz de salvaguardar o bem comum, combater a pobreza e devolver a dignidade aos excluídos”. Esta mudança não depende apenas das políticas ou instituições, depende essencialmente da conversão e contributo pessoal de cada um de nós.

Contamos consigo para levar Jesus Cristo, a sua alegria e esperança aos mais desfavorecidos. AME! AME esta campanha! AME, São José Cuida!

Coimbra, 5 de junho de 2020

Para mais informações, pode contactar:

Sílvia Monteiro – 966556027