Paróquia de São José lança campanha solidária AME, São José Cuida!

Nota de imprensa: 6 de junho de 2020

Campanha solidária para que “ninguém fique sem resposta”

Paróquia de São José lança campanha solidária AME, São José Cuida!

«Este gesto vai à essência do que é a nossa fé e do testemunho efetivo que dela somos chamados a dar». Com estas palavras, o Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, concluiu a cerimónia de lançamento da campanha solidária AME, São José Cuida!. A campanha, que foi apresentada este sábado à noite, à porta da Igreja de São José, em Coimbra, surge para responder a este contexto de pandemia em que as situações de carência não param de aumentar, com muitas famílias confrontadas com necessidades urgentes que exigem respostas imediatas.

Articulada em três áreas de intervenção, designadas por arcos, esta campanha solidária nasce para que «não haja ninguém que bata à porta e fique sem resposta», sintetizou o Pároco de São José, Padre Jorge Silva Santos. Uma referência ao aumento do número de pedidos de ajuda com que nos últimos meses tem sido confrontado o Centro de Acolhimento João Paulo II, ligado à Paróquia de São José. No contexto da atual pandemia, ao mesmo tempo que tem contado com menos apoios, a Instituição viu aumentar em mais de 25% o número de famílias a que presta auxílio para responder às necessidades mais elementares.

Marisol Simões, do Centro de Acolhimento João Paulo II, relata um quotidiano em que «o telefone não para de tocar todos os dias» com pedidos de ajuda, fruto de um contexto em que a vida mudou radicalmente para dezenas de famílias na zona de intervenção da Instituição. Desde famílias em que o pai e a mãe estão em lay-off ou perderam os empregos, a idosos que vivem sozinhos sem ninguém que os visite, a imigrantes que ficaram sem fonte de rendimento, ou aos sem-abrigo que viram agravar-se ainda mais a sua situação num tempo em que a ajuda efetiva na rua foi reduzida.

É a todas estas situações que a campanha AME, São José Cuida! quer responder com o seu Arco Material. Todos os fundos recolhidos nesta campanha serão canalizados para o Centro de Acolhimento João Paulo II que depois os utilizará na resposta concreta aos pedidos de ajuda que lhe chegam. Como foi sublinhado na cerimónia de apresentação, a campanha não pretende mobilizar apenas os paroquianos de São José, mas todos os que queiram colaborar nesta iniciativa. Esta angariação de fundos, que vai decorrer até final do mês de julho, será feita pelo IBAN  PT50 0035 0185 00023175 030 18, com o Centro de Acolhimento João Paulo IIa fazer o devido acompanhamento tanto das angariações como dos casos sociais a apoiar.

A campanha AME, São José Cuida!, não se limita, no entanto, à vertente material, mas pretende «ir ao encontro da pessoa no seu todo», como salientou o Padre Jorge Silva Santos. Para concretizar tal objetivo, a campanha solidária estará igualmente ativa em outras duas dimensões: o Arco Afetivo e o Arco Espiritual.

Para promover o encontro de gerações e combater a barreira da solidão, a campanha, no seu Arco Afetivo, dinamiza o envio de cartas a idosos em situação de fragilidade. Um projeto que terá por base os vários grupos de crianças e jovens da Paróquia de São José, mas que está também aberto a todos os que queiram aderir, crianças ou adultos, pertencentes ou não à Paróquia de São José. No site da campanha, ame.igrejasaojose.pt, é possível encontrar um modelo de carta a redigir. O autor poderá igualmente deixar a sua morada para futuro contacto do destinatário, numa dinâmica para aproximar pessoas e gerações.

O Arco Espiritual é a terceira dimensão desta campanha. Para tal, o site ame.igrejasaojose.pt será o canal privilegiado onde se poderão apresentar pedidos de oração por pessoas que vivam situações de particular fragilidade. A resposta será dada por membros da Paróquia de São José que estarão disponíveis para orar por cada um desses casos. Sempre disponível estará igualmente a equipa sacerdotal da Paróquia, para além de um conjunto de profissionais, para prestar apoio espiritual, psicológico e emocional a quem o solicitar.

«O que podemos fazer é só uma gota de água no oceano das dificuldades, mas com a colaboração de muitos juntaremos um caudal de água e daremos alegria a muitas pessoas», referiu o Padre Jorge Silva Santos num apelo à mobilização de todos na campanha AME, São José Cuida!. Esta campanha parte da Paróquia de São José, mas quer chegar a todos os que queiram colaborar nesta resposta concreta às necessidades do que mais precisam.

Toda a informação sobre a campanha AME, São José Cuida! está disponível em ame.igrejasaojose.pt. Contamos consigo! Contamos com todos!

AME! AME esta campanha! AME, São José Cuida!

Para mais informações, pode contactar:

Sílvia Monteiro – 966556027