Arco Afetivo

O Arco Afetivo envolve uma iniciativa comunitária que pretende aproximar gerações através da redação e entrega de cartas a pessoas idosas, residentes ou não em lares, que pela sua idade avançada e de risco são identificadas como pessoas de maior fragilidade física, social e emocional no contexto da atual pandemia.

Com o gesto simples do envio de uma carta, pretende-se contribuir para o combate ao risco do isolamento de idosos em situação de confinamento ou solidão, residentes em lares ou na sua habitação

Esta iniciativa será dinamizada, em primeiro lugar, com a participação dos grupos infantis e juvenis da Paróquia, que serão os principais remetentes, tal como o grupo de escuteiros, para além de outros paroquianos e não paroquianos de São José. O fluxo eficaz da correspondência e o acompanhamento e avaliação desta área de intervenção serão assegurados por uma equipa de trabalho criada no seio da Paróquia, em estreita articulação com os responsáveis dos vários grupos infantis e juvenis.

A redação das cartas não ficará, no entanto, restrita a grupos específicos, podendo ser feita por qualquer pessoa. Para tal, basta aceder ao site ame.igrejasaojose.pt onde está disponível uma carta modelo. Posteriormente, a carta será enviada por email à equipa de coordenação que a fará chegar aos destinatários. Existe igualmente um formulário no site onde cada remetente pode deixar o seu contacto, abrindo assim a possibilidade a que o destinatário possa responder à carta enviada.

email para o envio de cartas: amesaojosecuida@gmail.com

Cartas modelo para aderir a este Arco:

Agradecemos, desde já, a sua colaboração neste Arco da Campanha AME.

AME, São José cuida!